Área de Odontologia Pediátrica
Publicado: 22/04/2020 - 20:18
Última modificação: 27/09/2023 - 09:26
A Área de Odontologia Pediátrica é composta por duas disciplinas, a Odontopediatria e a Ortodontia, com atuação do 6º ao 9º período da graduação em Odontologia, ministrando aulas teóricas, laboratoriais e clínicas.
A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida da saúde bucal dos bebês, crianças e adolescentes e os principais objetivos são o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal. A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento craniofacial, dos arcos dentários e da oclusão.
Durante o 6º período, a disciplina de Odontopediatria ministra o conteúdo teórico sobre o desenvolvimento psicológico e as técnicas de gerenciamento comportamental, a anamnese, o exame clínico, o diagnóstico e a elaboração do plano de tratamento direcionados às crianças de 3 a 12 anos de idade e ainda aborda aspectos relacionados à prevenção da cárie dentária. E a Ortodontia oferece o conteúdo teórico sobre o crescimento e desenvolvimento craniofacial, a biogênese da oclusão, a classificação das más oclusões e sua etiologia. A prática laboratorial é desenvolvida por meio do adestramento manual onde o aluno terá os primeiros contatos com os alicates e fios ortodônticos.
No 7º período, a Odontopediatria inclui o Estágio Supervisionado 7, no qual o aluno aplica o conteúdo teórico aprendido no 6º período à prática clínica, realizando um atendimento baseado na promoção da saúde bucal e prevenção. E além deste, a Odontopediatria também desenvolve outra disciplina abordando temas relacionados ao tratamento odontológico em crianças, a fim de capacitar o aluno para restabelecer as condiçoes de saúde bucal, por meio de intervençoes restauradoras, cirúrgicas e endodônticas específicas do público infantil. O aluno terá contato com os princípios básicos da Ortodontia e será capacitado com os fundamentos teóricos do diagnóstico, prevenção e tratamento interceptativo de algumas das más oclusões nas fases de dentadura decídua e mista, e no aprimoramento das habilidades manuais específicas à prática ortodôntica.
No 8º período, o conteúdo teórico sobre o atendimento odontológico do bebê é ministrado em duas disciplinas, a Unidade de Odontologia Pediátrica 3, no qual é exposto o conteúdo teórico sobre o atendimento odontológico na primeira infância e o Estágio Supervisionado 8, onde ocorre a prática preventiva e curativa do atendimento de bebês. Nesse período o aluno põe em prática os conhecimentos teóricos e práticos laboratoriais adquiridos fazendo atendimento clínico de pacientes com necessidade de atendimento ortodôntico preventivo e interceptativo nas fases de dentadura decídua e mista.
No 9º período, o conteúdo teórico e prático sobre o atendimento odontológico do bebê com deficiência é ministrado na disciplina Unidade de Odontologia Pediátrica 4. E o aluno vai aprimorar atendimento clínico de pacientes com necessidade de atendimento ortodôntico preventivo e interceptativo nas fases de dentadura decídua e mista.
Além das atividades da graduação, as disciplinas de Odontopediatria e Ortodontia também desenvolvem pesquisas (iniciação científica com bolsas de fomento do CNPq e da Fapemig) e os docentes da área participam do Programa de Pós-Gradução de Odontologia – UFU.
A disciplina de Odontopediatria possui dois projetos de extensão: a Liga de Odontopediatria (LIOP) e o Projeto de Atendimento Odontológico de Bebês com deficiência.
Av. Pará - 1720 - Bairro Umuarama
Uberlândia - MG - CEP 38405-320